Get Adobe Flash player

Fundamental 3º ano

São João Gira Girou

Nossa festa junina foi linda. Conseguimos uma trégua da chuva, tivemos a presença de um trio de forró composto apenas por mulheres (As Fuxiqueiras), inventamos a nossa própria quadrilha, puxada pela pró Jan e dançada por crianças, professores e famílias. Ocupamos a praça Flora com pequenas mostras do que está sendo pesquisado na escola e assim reunimos o espaço sideral, o lobo, o Boitatá, os bichos, o cordel, a xilogravura, a lua com gosto de coco, um milharal, uma cabana de palha, um pé de brincadeiras e um pouco de chuva azul, que molha apenas no faz de conta.

Nessas imagens do professor Exídio Correia, que trabalha a fotografia como uma das Cem Linguagens da Gira Girou, condensamos a essência da nossa infância: livre e em movimento. Junto com o brincante Alvinho, as crianças fizeram do ato de pular uma fogueira de macarrão um verdadeiro baile voador.

Deixamos também duas reflexões para pensarmos no encontro do ano que vem. A primeira é relacionado a presença de comerciantes no local. O espaço é público e acabou favorecendo uma relação que não é proposta pela escola. Nossa festa é feita por nós, artesanalmente, levamos nossa arte, nossa música, nossa comida. O desafio é não estimular esse consumo de forma que ele não nos descaracterize. 

A segunda reflexão diz respeito à quantidade de lixo que produzimos e ao descarte desse lixo. Será que não encontramos soluções menos plásticas ou descartáveis? E, para além disso, como sustentar a proposta de estarmos integrados à natureza e ao espaço público sem deixar para trás uma praça suja? Que as nossas ideias voem como as crianças destas imagens e nos tragam um 2019 ainda mais especial.  E Viva São João!!!

 

sao joao 1

sao joao 3

 

sao joao 4

 

sao joao 5

 

sao joao 6

 

sao joao 2

Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias