Ambientes

Como nos ensina Loris Malaguzzi nas Cem Linguagens da Criança, um ambiente é um sistema vivo, em transformação. Mais do que espaço físico, representa este espaço com todas as relações que ali se estabelecem e reflete a forma como o tempo se estrutura, como as vivências e os afetos dão a tudo o que é físico, outra camada de significados. Na Gira Girou, a intenção do projeto pedagógico é que todos os espaços possam ser vivenciados pelas crianças e educadores como ambientes de aprendizagem.

Parque de Areia

Lugar de experimentações sensoriais, do jogo simbólico e também onde as crianças brincam sozinhas e socializam em grupo. No parque, acontecem as alquimias, o faz de conta, os desafios de subir, atravessar a ponte, descer no escorrega e conquistar o topo da casinha de madeira. Nosso parque abriga uma aroeira que, junto com o catavento, simboliza a Gira Girou.

Cozinha

Na Gira Girou, os alimentos não são comercializados em uma cantina. Aqui, as refeições são compartilhadas na cozinha ou, em ocasiões especiais, em piqueniques ou lanches coletivos, realizados em outros espaços da escola, como o corredor de entrada, o quintal ou as salas de referência. A alimentação faz parte do projeto político pedagógico, e tem uma equipe que se dedica exclusivamente a aproximar as crianças desta consciência. As cozinheiras Geni e Angela atuam em parceria com a nutricionista e oficineira Maíra Ribeiro, executando cardápios variados, na perspectiva de uma alimentação saudável. Em 2020, a escola passou a integrar o movimento internacional Segunda sem Carne, incentivando a reflexão sobre o consumo da proteína animal no contexto das grandes cadeias produtivas da nossa sociedade.  

Horta

Também chamada de Laboratório Verde, é espaço de plantio e colheita, o que é feito sempre com a participação das crianças, que cuidam ainda do berçário de sementes. Na horta, acontecem os encontros da Oficina de Sustentabilidade, além de diversas vivências dos Ciclos de Aprendizagem.  A localização estratégica ao lado da cozinha reforça nas crianças a consciência de uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e, em alguma medida, cultivada na própria escola. 

Salas de referência

Espaços onde as crianças podem, junto ao seu grupo, construir uma identidade para a turma mediada por adultos também chamados de referência. Nessas salas, a criança compreende que vão estar localizados os seus pertences e que, a partir dali, viverá a construção do processo de investigação que acontece ao longo de um ano.

Arena

É onde as famílias circulam e vão ter acesso a oportunidades de vivências com as crianças na chegada ou na saída. Aqui, os grupos podem se reunir contação de histórias e outras vivências mais ampla, com a participação de crianças de turmas diferentes. A arena é ainda um espaço de diálogo entre as linguagens. A gestora pedagógica Erika Andrade define como lugar do encontro, de circulação, observação e experiências. 

Biblioteca

Até 2018, os livros circulavam pela Gira Girou sem um espaço fixo. Desde então, a biblioteca foi inaugurada como um ambiente aberto a todas as crianças e cujo acervo vem sendo construído junto com elas, seja com os livros que a escola adquire ou com os livros que as crianças trazem de casa. A biblioteca da Gira nasce  junto com o Clube dos Livros Vivos (link), projeto que traz autores para a escola, para que dialoguem com as crianças, incentivando o gosto pela leitura. 

Ateliê

É um dos ambientes essenciais ao projeto político pedagógico da Gira Girou. A arte é uma linguagem presente em todas as atividades da escola, vivenciada diretamente com a mediação de atelieristas e professoras de referência ou transversalmente, em parcerias com a equipe de Cem Linguagens e os oficineiros.  Na Gira, as crianças são incentivadas a experimentar a arte como parte fundamental de suas aprendizagens e isso acontece em todos os espaços da escola. O ateliê funciona como referência central deste processo. 

Quintal

Espaço central e da diversidade, que tanto pode funcionar como lugar de reflexão e experimentação, quanto espaço para correr, jogar, experimentar circuitos e desafios. Lugar de piquenique, roda de capoeira e de samba, onde montamos fogueiras especiais, como a da Noite do Soninho. Algumas propostas variam, a depender do estado de grama ou lama em que  chão se encontra. Quando chove, o quintal forma poças fantásticas, onde crianças e bebês brincam e experimentam a terra e a água. Quando está muito calor, o quintal vira um mar de lona azul, com bacias e piscinas de plástico e banho de mangueira.

DESEJA VOAR CONOSCO? SINTA O CONVITE!


Marque uma visita!