Get Adobe Flash player

Fundamental 3º ano

O tear das infâncias

 

  blog 01           blog 03 

 

O ano de 2019 está sendo atípico na definição do projeto que rege as investigações de todos os ciclos da Gira Girou. Pela primeira vez, os encontros do Planejamento Coletivo não deram conta da definição de um nome, adotado como eixo e que agrega as pesquisas de toda a escola. Este também foi o primeiro ano em que o berçário passou a integrar as reuniões de Planejamento Coletivo, o que mostra um comprometimento da Gira Girou em investir na educação para além do cuidado. Essa é, afinal, a introdução de muitas crianças no ambiente escolar. 

 

Foi complexo chegar a uma nomenclatura que representasse propostas tão diversas, das vivências sensoriais dos bebês à construção da Cidadinha pelas crianças do Ciclo V, do Ensino Fundamental. Entre os dois extremos, há os pequenos animais, o lobo e a floresta, a casa de farinha, a construção e desconstrução de objetos, a influência do sol, o castelo, a bruxa, as investigações sobre o que é matéria e sobre a cultura nordestina.


Uma sugestão feita pelo professor de Humanidades, Lucas Mucarzel, acabou norteando a costura de tantas diversidades. A imagem trazida por ele referia-se ao trabalho de uma artista tecelã, para quem a vida é um convite a confiar, sendo o significado desse verbo bitransitivo algo mais amplo, "fiar com", tecer em conjunto muitos caminhos e tramas. Foi daí que nasceu O Tear das Infâncias, este centro de onde parte e onde chega toda a coletividade da Gira Girou. 

Iniciamos o segundo semestre na próxima segunda-feira (8/6), com essa intenção ampliada e a escuta sensível, para que sejamos sempre educadores em que as crianças possam confiar e que aceitem fiar conosco todas as suas descobertas.

 

 blog 02           blog 04

Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias