Centro de Estudos Pesquisa e Formação

A Gira Girou é mais do que uma escola

Inaugurado em 2019, o Centro expande a atuação da Gira Girou e marca o lugar da escola também como instituição de pesquisa e formação na cultura das infâncias. A intenção é compartilhar a pedagogia autoral que vem sendo desenvolvida há 12 anos.

A gestora pedagógica da Gira, Andréa Alves, assume também a gestão do Centro de Estudos e destaca a ação política da instituição que nasce a partir da escola. O objetivo é afirmar a educação como um campo de possibilidades.

O Centro de Estudos da Gira Girou defende uma educação motivadora e transformadora, pontua Andréa. “Temos compartilhado com outras pessoas que é possível, principalmente no ensino fundamental, que as crianças tenham espaço para brincar, para viver a ludicidade e não esse currículo engessado, sem sentido para elas”.

Encontro Girantes

O Centro de Estudos é inaugurado com os Encontros Girantes. O projeto segue a linha dos Encontros Transversais, com o qual a Gira promoveu a formação do seu corpo docente, e estabelece um diálogo com as artes no processo de construção do conhecimento. Os Encontros Girantes também se inspiram no projeto Conexões, e mantém como norte a pedagogia autoral da Gira Girou.

Aberto para a escola e também para todo o público interessado – famílias, educadores, artistas e a comunidade em geral –  os Encontros Girantes aconteceram em seis módulos interdependentes, abordando a temática “Escuta e Escrita”. Entre os subtemas desenvolvidos, o projeto enfatizou áreas diversas,  aproximando educação e arte.

Entre os meses de abril e outubro de 2019, o Centro de Estudos da Gira Girou propôs ao público vivências nas áreas de escrita, música, contação de histórias, teatro, poesia e danças circulares, além da literatura de cordel.

Formações

Uma das linhas de atuação do Centro de Estudos é a realização de ações formativas em diversas instituições. As educadoras da Gira Girou têm participado de formações em escolas da rede pública de ensino em diversas cidades baianas e também em Salvador.  

O corpo docente da Gira também tem atuado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, intercambiando formações para os estudantes e também abrindo as portas da escola para que esses alunos tenham na Gira Girou seus campos de pesquisa.  Como resultado desta parceria, dois trabalhos de conclusão de curso foram defendidos tendo a Gira Girou no centro das pesquisas.

Também é importante destacar a parceria entre o Centro e a Escola Contemporânea de Dança na realização da Jornada de Dança da Bahia, em 2019. O evento trouxe para o público de Salvador a etnomusicóloga Lydia Hortélio, na palestra “A Criança Nova, a Criança Eterna”,  sobre a importância do brincar para as infâncias e, para além disso, na construção das humanidades.

DESEJA VOAR CONOSCO? SINTA O CONVITE!


Marque uma visita!