Educação Infantil

Crianças girantes

A Educação Infantil na Gira Girou é estruturada em ciclos de aprendizagem, em que crianças de idades diferentes convivem em uma mesma proposta pedagógica, exercitando trocas não limitadas, como já acontece no convívio social fora da escola. Além das professoras de referência, elas vivenciam experiências com as Cem Linguagens, educadores inspirados no pensamento de Loris Malaguzzi, de que a criança tem muitas formas de ser e de estar no mundo.

A música, o yoga, o ateliê, a cultura nordestina e a cultura do brincar se entrelaçam em experimentações cotidianas. Ser no corpo é também um incentivo permanente às infâncias girantes. Em lugar de material didático, as crianças são convocadas a construir, umas com as outras e com os seus educadores, suas trilhas e referências. Apoiadas em um projeto proposto por elas, seguem esse norte ao longo de cada ano.

Começa com a chegada das crianças nos espaços, lugares que, atribuídos de sentidos, se transformam em ambientes, os terceiros educadores. Por toda a escola, as crianças são convidadas a tocar, sentir, experimentar, se inquietar, fazer perguntas, lançar hipóteses e trazer ainda mais perguntas. Esses questionamentos  vão traçando nortes com as interpretações das professoras.

Com a abertura de possibilidades, uma trama vai sendo entrelaçada, definindo o projeto. Na vida cotidiana da Gira, as crianças vão aprofundando as pesquisas e, ao final do ano, apresentam os resultados. A finalização, no entanto, não encerra as perguntas, ao contrário, abre novas possibilidades. E as aprendizagens continuam, com outras conexões e relançamentos, girando. Sempre.

DESEJA VOAR CONOSCO? SINTA O CONVITE!


Marque uma visita!