Get Adobe Flash player

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

 

Nos primeiros anos de vida, temos que nos preocupar com a qualidade e quantidade dos alimentos que ofertamos as crianças, pois os mesmos proporcionam ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções vitais.

As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, destacando-se os primeiros anos como um período muito importante para o estabelecimento de hábitos alimentares que promovam a saúde do indivíduo.

A análise dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF - 2002/2003) permite identificar que a população brasileira obteve adequação do teor proteico da alimentação e participação crescente das gorduras vegetais, porém também revela menor consumo de frutas, legumes, verduras, leguminosas, tubérculos, raízes e peixes, além de consumo exagerado de sal, colocando o Brasil entre os países de consumo mais elevado do mundo.

A POF de 2008/2009 revela tendência crescente da substituição de alimentos básicos, como arroz, feijão e hortaliças, por bebidas e alimentos industrializados, como refrigerantes, biscoitos, carnes processadas, leite e seus derivados em todos os estratos sociais.

Temos como desafio garantir a oferta de alimentos saudáveis, reforçando a nossa preocupação em relação aos hábitos alimentares através do cardápio e da nossa vivencia no ambiente escolar.

Como um guia prático da alimentação saudável trouxemos a pirâmide (Philippi, Cruz e Colucci) abaixo, que foi elaborada para crianças de 2 a 3 anos de idade baseando-se em uma dieta padrão planejada para esta faixa etária, contendo os alimentos de maior importância nutricional e a sua relação de consumo.

 

 

Maíra Ribeiro
(CRN5 2181)

Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias