Get Adobe Flash player

Um espaço no segundo andar de uma casa de muros verde

 

É uma manhã de sexta feira em uma casa de esquina, com muros verdes, esses cresceram na altura, será que já estava prevendo a chegada de um importante personagem que movimentou todos os espaços dessa casa?

Bem, mas antes de chegarmos a ele, falaremos do início desse dia nessa casa, ele começa com bons dias, barulhinhos bons, chorinhos de saudade, falas e muita fantasia, que vão se espalhando por todos os espaços.

Em um desses espaços, que mais parece uma caixinha de surpresas, lá no segundo andar, as caixas viram avião, os potes vazios deixam marcas que criam histórias, as tintas se misturam, a argila se enrola, ou se esconde para ser encontrada pelas pontas dos palitos de picolé. Esse lugar tão especial é um ateliê, onde percebemos grandes possibilidades de exploração e transformação, nele podemos mostrar, falar, criar em interessante processo onde as crianças trazem suas hipóteses, transformando-as em pequenos projetos que misturam prazer e descobertas, buscando em materiais convencionais, ou não, meios para realizar os seus planejamentos coletivos ou pessoais.

Como foi o caso do nosso famoso personagem, aquele que falamos no início do texto, o Gigante, que apareceu na sala do ciclo III da tarde e visitou todo o resto da casa de muros verde. Ele se tornou uma inspiração para explorarmos o fazer plástico através da criação de um grande pé em argila dentro da linguagem da modelagem, ou da construção de uma colorida árvore que tem a função de ponte para o castelo desse ser tão fantástico.

Entretanto não foi só o Gigante que nos inspirou dentro desse espaço criativo, as caixas, a cultura popular, as músicas infantis, as brincadeiras e a diversidade nos faz mergulhar em um mundo de sensações, manipulando diferentes materiais e suportes, explorando inúmeras técnicas plásticas.

Mas é importante saber que nessa casa de muros verde, a nossa Gira Girou, o ateliê segue os passos do Gigante, ele não fica apenas no segundo andar, vai ao parque, às salas, a área verde. Ele gira, leva, traz, aproxima, bagunça e principalmente compartilha idéias e conhecimento tanto na sexta, como na segunda, na terça, na quarta, ou na quinta. 

 

Luíza Britto

Professora de Arte da Gira Girou

 

Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias