Get Adobe Flash player

Horta da Gira

Nutrição – integral matutino

RECORTE DA ROTINA:

Iniciamos nossas atividades com a proposta de estimular o consumo de folhas, salada e legumes. Então, convidamos a turma do integral matutino para ajudar no preparo das saladas cruas, cozidas e sopas para posterior degustação no horário do almoço.

Alguns questionamentos foram surgindo a respeito de onde vem, como são feitos e então, pensamos na produção de uma horta, “a horta da gira”.

E hoje, finalmente pudemos iniciar com a nossa produção, colocando a mão na terra.

Pensamos que é fácil encontrar sementes, vasilhas, terra, mas nada disso. Depois de muito procurar, Zana encontrou apenas uma das sementes que iríamos plantar: a da ALFACE e faltou a semente de RÚCULA; e ela trouxe outras para o preparo de chás.

Juntamos algumas embalagens plásticas que não seriam utilizadas e resolvemos começar plantando a alface.

Zana também trouxe a foto com as fases da lua e o período ideal de plantio, cultivo e colheita.

Relembramos a música da Alface:

"Alface já nasceu,

A chuva quebrou o galho;


Rebola chuchu, rebola chuchu,


Rebola, senão eu caio;


Rebola chuchu, rebola chuchu,


Rebola, senão eu caio."

E descemos para plantar; algumas sementes serão posteriormente transplantadas para um recipiente maior, mas por enquanto foram colocadas em pequenas vasilhas de ovo de codorna e galinha e no dia a dia vamos passar pela área da horta, observar a evolução das sementes, molhar e cuidar com muito amor.

O destino será o consumo dos vegetais pelas crianças no almoço, evidenciando a possibilidade de cultivarmos em casa a nossa própria horta com a ajuda das crianças; exercitando um valor de respeito e cuidado com a Mãe Natureza.

Maíra Ribeiro

Nutricionista

3/4/14

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias