Get Adobe Flash player

Hoje é dia de refletir?!

Um giro pelo ciclo da natureza girou.

 

            Nascer, crescer, reproduzir e morrer! Esse é o ciclo da natureza. É o ciclo que não obedece à classe social e espécie. 

            Preservar a natureza é ter a oportunidade gratuita de desfrutar do por do sol, do nascer da lua cheia, de testemunhar o canto das baleias, o nascimento de crianças, crianças essas repletas de pelos, penas, escamas e folhas.

            O nascer é igual para todos!!!

  O Crescer... Crescer...  O tempo de crescimento é diferente entre as espécies, mas mesmo assim todos cresceram, alguns crescem como as sequoias californianas, árvores que podem chegar a 112 metros e outros crescem menos.

            Reproduzir! Que coisa magnifica poder ter o corpo preparado para dar origem a um novo ser vivo, ser responsável por garantir a continuidade da sua espécie, a perfeição das inúmeras sementes contidas em uma fruta ou o pequeno numero de filhotes como nos elefantes e baleias (um por gestação).

            A morte! Na natureza a morte pode acontecer por alguns fatores determinantes para sobrevivência ( disputa por território, acesso a fêmea, liderança do grupo, acesso ao alimento) e mesmo assim o confronto é evitado ao máximo pois os riscos são grandes.

            Vivemos no mesmo planeta, com habilidades para construir e destruir, com habilidades para salvar vidas, criar vidas e tantas outras que por conta da evolução fomos adquirindo.

            Quantas coisas têm em comum com os outros seres vivos? O nosso ciclo é o mesmo, ajudar a respeitar e preservar a natureza é respeitar a você mesmo, é respeitar as crianças do futuro, é garantir a possibilidade que nossos filhos e netos possam ver as mesmas coisas que vimos.

            O homem só aprenderá a respeitar a natureza quando descobrir que faz parte dela, que proteger a natureza é proteger a si mesmo, que respeitar todas as formas de vida seja ela racional ou “irracional” é respeitar o próximo, que respeitar os mares e oceanos é preservar o ar que respiramos, que preservar árvores é mais que garantir sombra, é garantir flores, cores, sabores, odores e vida!! Vida que nos enriquece de uma sinfonia gratuita todas as manhãs e fim de tardes, uma sinfonia de vários maestros e composta de canções tão variadas quanto às cores de seus cantores.

            Cinco de junho dia mundial do meio ambiente.

            Faça sua parte! Mais faça! Não importa o que seja ou o tamanho da contribuição que você dar, o importante é fazer! Ação! Você já sabe o que é certo e errado? Agora cabe a você se mover para acertar.

 

 

Fábio Lima – Educador Ambiental 

Área Privada

Links

Pesquisa

Últimas Notícias