Giro Pela Cidade
Onde mora a palavra
Quando visitou a Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, Marcel Teles, do Ensino Fundamental, observou que o autor de “O gato Malhado e a andorinha Sinhá”gostava muito de sapos. Há várias esculturas destes anfíbios espalhadas pela casa de nº 33 da Rua Alagoinhas. Durante 40 anos, o casal de escritores criou os filhos e netos e produziu literatura neste endereço. O lugar virou um museu, onde é possível conhecer a história dos seus antigos moradores a partir das memórias, dos objetos, do mobiliário e dos espaços externos.
A presença de Jorge e Zélia foi eternizada neste espaço, com as cinzas dos dois espalhadas pelo jardim da casa. Vale a pena ir sem pressa, para caminhar prestando atenção nos detalhes (como os sapos vistos por Cecéu!) e assistir as mais de 30 horas de vídeos e projeções.
Vá Lá
A Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai
Rua Alagoinhas, nº 33
De terça a domingo, das 10h às 17hEntrada: R$ 20 / R$ 10 (meia) para estudantes e pessoas a partir de 60 anos, mediante apresentação de documento comprobatório / Crianças até seis anos tem entrada livre e às quartas-feiras, a entrada para todo o público é gratuita.
Literatura para todos
As crianças que inventaram a Cidadinha e escreveram o Livro dos Significados (Ciclo V, 2019) foram até a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, onde deixaram um exemplar desta produção coletiva e conheceram o espaço dedicado a iniciação da leitura e formação de novos leitores.
Localizada no bairro de Nazaré, a biblioteca promove lançamentos de livros, clubes de leitura, concursos, oficinas, exposições, recitais, peças de teatro e exibição de filmes, sempre valorizando a cultura das infâncias.
Além dos livros, as crianças têm acesso a revistas infantis e de quadrinhos e, uma vez por semana, podem participar de sessões de contação dentro do projeto Hora de Ouvir Histórias.
Vá Lá
Biblioteca Monteiro Lobato – Praça Almeida Couto, s/n – Nazaré
Terça a sexta: 8h30 às 17h / Sábado: 8h30 às 12h / Domingo: 9h às 14h
(71) 3117-1411 / 1433E-mail: biml.fpc@fpc.ba.gov.br
Banho de Baía
Essas duas aí na Baía de Todos-os-Santos são pró Camila Plácido e Flor de Lis. Pró Camila é muito amiga de pró Nayara Rosas, educadora do Berçário. Flor é criança girense, do Ciclo II. Um passeio que elas gostam muito de fazer juntas é visitar a prainha da Gamboa.
A entrada, indica Nayara, é próxima ao estacionamento do Museu de Arte Moderna da Bahia. A praia é bem pequenininha e o mar, calmíssimo, um convite para a diversão das crianças.
Tem gente que aproveita a proximidade do museu para visitar as exposições ou até ficar para as sessões de jam session que acontecem aos sábados, junto com o pôr do sol.
Uma dica de pró Nayara para a saída da praia é almoçar no restaurante de dona Suzana, que fica na comunidade da Gamboa. Comida deliciosa, com gostinho bem caseiro e preços para lá de justos.
Vá Lá
Praia da Gamboa – Rua da Conceição da Praia, Comércio
Livre acesso todos os dias, mas são mais vazios durante a semana
Restaurante de Dona Suzana : (71) 3328-2056