Integral

Ser uma criança do Integral na Gira Girou é ter a certeza de ser acolhida e guiada como protagonista de sua história. É ter tempo livre para conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e conhecer a si mesma. Esses direitos estão alicerçados na Base Nacional Comum Curricular, e vem sendo garantidos pela Gira em sua missão, há 12 anos. O Integral é uma proposta inovadora, pois tem como eixo central as brincadeiras e interações entre faixas etárias diferentes, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

MANHÃ
Ateliê de Possibilidades

As crianças que vivenciam o Integral pela manhã estão em escolaridade a partir do Ciclo II, à tarde. A proposta deste contraturno é ser um ateliê de possibilidades, em que as próprias crianças, mediadas por uma brincante, estagiários e auxiliares, definem o planejamento da semana, escolhendo o que desejam experimentar e se organizando em subgrupos de interesses.

A brincante é a responsável central e tem como missão criar o planejamento junto com as crianças e estabelecer o diário de bordo, referência para os outros integrantes da equipe. O ateliê acontece com a presença dos oficineiros nas áreas da sustentabilidade, capoeira e nutrição. Cabe às assistentes de coordenação a liderança do grupo do Integral, aperfeiçoando o planejamento dos brincantes e oficineiros, além das escritas dos diários de bordo.

A ideia do ateliê de possibilidades também é experimentada na escolaridade, com a equipe de cem linguagens. A Gira defende o ateliê como fundamental no apoio às estéticas e poéticas de conhecimento das crianças. Nas palavras de Malaguzzi, os ateliês fazem da escola “um lugar onde as mãos das crianças possam estar ativas para fazer bagunça. Sem a possibilidade de se entediar, mãos e mentes se envolvem em uma grande alegria libertadora”.

Tarde
O Quintal

Já o turno vespertino recebe as crianças mais novas, que durante a manhã vivenciam a escolaridade no Ciclo I. O acolhimento no Integral tem início no despertar do soninho depois do almoço. É quando elas são convidadas para vivenciar as primeiras propostas, já em andamento com as crianças que ficam acordadas.

Apesar de as equipes nos dois turnos terem a presença dos mesmos educadores – brincante, estagiário, auxiliar e oficineiros – o que caracteriza o Integral neste turno é um espaço mais livre, como um quintal. O quintal é lugar de imaginação, descoberta, pesquisa, construção de novas narrativas, relações e muita ludicidade. Ele também faz referência à casa, onde as crianças já estão ambientadas, seja em terreiros, varandas, praças ou playgrounds.

O quintal é lugar de sonhar junto, de inventar e expandir subjetividades. Nessas relações, as crianças se fortalecem e percebem aquilo que o poeta Manoel de Barros eternizou: “Fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo”.

DESEJA VOAR CONOSCO? SINTA O CONVITE!


Marque uma visita!